Conselho BOM vira aprendizado para o resto da vida!

2012, ano que trabalhei como fisiologista na equipe de futsal de Orlândia/SP  – ADC/Intelli; ano de muitos aprendizados, amadurecimento, conhecimentos e mesmo conquistando o título da Liga Nacional, o que eu mais ganhei e valeu a pena naquele ano foi a visita do meu irmão Juliano Valim.

Hoje responsável pela  preparação física de toda base do Santos Futebol Clube, ele me pediu um estágio para saber como eu estava desenvolvendo meu trabalho com os jogadores na época. As conversas iam de manhã até madrugada tudo sobre preparação física no futebol e futsal, falando sobre planejamento de treinamento, periodização, exercícios, formas de trabalho de recuperação, controle de carga, material de trabalho, intensidade de trabalho, etc.. acredito que não existe aprendizado melhor do que essas trocas de ideias.

Em um final de jogo na semana que ele me chama de canto e fala: – Irmão NÃO alongue de forma estática os jogadores ANTES do jogo, você vai machucá-los!

Fiquei muito surpreso pelo que ele tinha me dito, até porque eu sabia que quando chegássemos no alojamento ele iria me entupir de artigos sobre o tema com essas definições sobre NÃO alongar antes do jogo e sim após:

  1. [ANTES]  de forma bioquímica, você perde uma das melhores energias para desempenho físico alongando de forma estática, [APÓS]  já está toda depletada;
  2. [ANTES] você envia uma mensagem ao cérebro que está “relaxando” a musculatura, o que não faz sentido já que irá se desempenhar de forma máxima o jogo, já [APÓS] o jogo faz total sentido já que necessita disso;
  3. [ANTES] existe muitos exercícios que beneficiam mais o preparo para o jogo ou treino do que simplesmente alongar, [APÓS] faz todo sentido em realizar.

Então esqueça o Alongamento estático antes do jogo, procure exercícios que realmente te deixe preparado antes do jogo ou treino e utilize esse tipo de trabalho após o jogo como forma de recuperação.

Quer aprender a se aquecer de forma que esteja pronto para qualquer partida ou até mesmo treino que irá realizar para preparação dos jogos que irá disputar?