Depois do futebol eu sempre vivia quebrado/fatigado até eu entender isso!

Jogando futebol, tento me desempenhar ao máximo fisicamente para colocar a minha preparação em prova mas por um período eu não conseguia mais jogar da forma como eu queria, que depois dos jogos eu ficava muito cansado, sem forças para realizar qualquer outro tipo de atividade.

No dia seguinte, meus treinos não rendiam da forma que estavam propostos.

A recuperação é imprescindível para qualquer tipo de atleta seja ele infanto-juvenil até o master. Além dela organizar as funções metabólicas do seu corpo, também ajuda a assimila tudo que foi trabalhado, transformando em RENDIMENTO.

Nosso corpo não foi feito para ficar o tempo todo treinando/exercitando, fomos projetados para realizar as tarefas do nosso dia-a-dia; e o hoje jogar futebol faz parte desse todo.

Existem vários tipos de recuperação, desde as mais simples que podemos realizar em casa, até as mais complexas em consultórios e centros de treinamentos as que eu consigo realizar dentro da minha realidade, são:

  1. Hidratação: Antes, durante e após os jogos são fundamentais para repor minhas energia durante o processo em que eu a utilizo;
  2. Alongamento Estático: Depois ou no dia seguinte, para remoção do cansaço muscular;
  3. Alimentação: Ingiro uma porção maior de carboidratos para reposição das energias gastas no jogo;
  4. Sono: Nesse momento o corpo “confisca” tudo que está irregular para suprir as demandas fisiológicas no próximo dia;
  5. Psicológica: Ver um filme que te motive, conversar com amigos ou pessoas que te façam bem, ler um livro ou jogar algum game que te traga prazer são umas das estratégias para amenizar a tensão pós jogo.

Esse foi um dos princípios de recuperação que sigo pós jogo de fácil acesso, que consigo fazer em casa, sem ficar viajando muito modelando jogadores profissionais já que minha realidade é completamente diferente, as vezes quando a temperatura está favorável tomo um banho gelado com duração de 1 a 2 minutos pós jogo, já que a água gelada ajuda na recuperação muscular.

Saiba organizar sua recuperação, seu pós treino/jogo, para no outro dia estar recuperado de todo esforço realizado e pronto para a próxima partida; treine de forma consistente mas não exagerada, sem essa de se matar já que o desafio é somente se preparar.